Promover a leitura

CATA LETRAS 

Exercício de grupo em torno do Cata Letras, um jogo do site Cata Livros cujo objectivo é a descoberta de palavras escondidas (semelhante ao «jogo da forca»). A actividade inclui também a audição da história que serve de base à versão do jogo escolhida. Pretende-se com este jogo abordar e dar a conhecer de forma leve os textos a partir dos quais as versões do Cata Letras foram feitas e mostrar aos destinatários do exercício um jogo de palavras simples que depois poderão repetir sozinhos ou acompanhados por outras pessoas.

Áreas Temáticas:  Leitura dinâmicaInferênciasAlargamento do campo lexical
Faixa Etária:  Leitores IniciaisLeitores Medianos


DETETIVE 

Proposta de actividade em grupo à volta do jogo Detetive, disponível no Cata Livros em versões feitas com textos de vários álbuns para a infância. A actividade consiste na leitura do livro correspondente à versão do jogo escolhida e à sua posterior resolução. O Detetive propõe a leitura de textos seleccionados do livro e a identificação de «frases intrusas» neles (que não estão nos textos originais).

Áreas Temáticas:  Leitura dinâmicaInferências
Faixa Etária:  Leitores IniciaisLeitores Medianos


SINÓNIMOS ANÓNIMOS 

Proposta de actividade de grupo elaborada a partir do jogo Sinónimos anónimos, disponível no siteCata Livros. O jogo está disponível em diferentes versões, feitas a partir de vários livros, também eles disponíveis no Cata Livros. A presente actividade propõe a leitura no computador do livro correspondente à versão do jogo e posterior realização do mesmo sob a forma de um concurso disputado por três ou mais equipas. Esta actividade, para além de promover o contacto e o conhecimento do livro, permite aos seus participantes alargarem o seu vocabulário, treinarem e descobrirem conceitos como o de «sinónimo» ou «metáfora» e melhorarem a sua capacidade de trabalho em equipa.

Áreas Temáticas:  Leitura dinâmicaAlargamento do campo lexicalExercícios de interpretação
Faixa Etária:  Leitores IniciaisLeitores Medianos


À DESCOBERTA DAS LETRAS 

Esta é uma actividade de sensibilização para a leitura, onde se faz uso das histórias ouvidas e de um novo objecto, o Cabide Abecedário, para transmitir aos pré-leitores as primeiras noções do que é o alfabeto. Foram utilizados os livros Felini e a Caixa das Sonecas (pré-leitores | leitores iniciais), de Leigh Hodgkinson, e O que Se Vê no ABC (pré-leitores | leitores iniciais), de Daphne W. Rocha.


Áreas Temáticas:  Literacias
Faixa Etária:  Pré-Leitores


http://www.casadaleitura.org/



Enviar um comentário

0 Comentários